Paralisia do sono: Uma perspectiva neurocientífica

A paralisia do sono é uma forma de parassonia. Nela o individuo desperta em um estado de inibição motora típica do período de sono R.E.M. Esta situação pode causar um desconforto extremo e, em situações menos comuns, uma “presença”  também pode ser sentida, além da sensação de profundo terror, ou perigo iminente, e até “experiências-fora-do-corpo“. Às vezes mesmo, até arrastar de passos podem ser ouvidos.

As experiências reportadas por indivíduos com paralisia do sono são tremendamente semelhantes aos casos relatados por pessoas supostamente abduzidas por discos voadores. São também comuns relatos, em várias culturas, com as mesmas características. Fenômenos que antes eram atribuídos a incubus ou a outras criaturas folclóricas como a “Old Hag“, parecem também ser manifestações intensas de paralisia do sono, talvez associadas com outras condições e distúrbios do sono. Holden e French (2002) levantaram exatamente esta hipótese para explicar muitos desse relatos de supostas abduções alienígenas.

Hoje evidências de neuroimagem sugerem que os diferentes sintomas, como a imobilidade muscular, audição de ruídos (como tilintares ou sons como o de motores), terror intenso e a sensação de “presença”, podem ser trilhados à áreas específicas do cérebro. Nosso conhecimento ainda é imperfeito, mas podemos sugerir interessante hipóteses.

Como comentado, as “experiências-fora-do-corpo” também podem estar associadas a este distúrbio de sono. As evidências neurocientíficas sugerem o envolvimento de circuitos cerebrais intimamente associados ao sistema vestibular. Desta forma ao ocorrer uma ativação espontânea de certos circuitos ligados a percepção de aceleração do corpo, mesmo sem o movimento do líquido nos tubos semicirculares, o indivíduo poderia sentir uma sensação equivalente a provocada pelo movimento para a frente, por exemplo.

Estas hipóteses são exploradas no trecho do documentário, “The Science of Sleep Paralysis“. Infelizmente o vídeo termina com vários indivíduos que sofrem de paralisia do sono exaltando interpretações não-fisicalistas do fenômeno quando todo o programa nitidamente implica a interpretação oposta. Mesmo assim vale a pena conferir o vídeo. Todas estas sensações e experiências grotescas parecem realmente ser produzidas por padrões de atividade incomuns, mas nem tão raros assim, do cérebro humano durante o sono e na fronteira do despertar.

O vídeo dá um gostinho deste distúrbio e veicula algumas hipóteses neurocientíficas.

As intervenções do cientista Al Cheyne da universidade de Waterloo merecem especial atenção. Entre outros assuntos, Cheyne investiga paralisia do sono e experiências hypnagógicas e hipnopompicas associadas. Há cerca de um ano ele publicou um artigo sobre as alucinações vestíbulo-motoras que espero resenhar em breve (Cheyne e Girard, 2009).

____________________________________________

  • Holden KJ, French CC. Alien abduction experiences: Some clues from
    neuropsychology and neuropsychiatry. Cogn Neuropsychiatry. 2002 Aug;7(3):163-78.
    PubMed PMID: 16571535.

  • Cheyne JA, Girard TA. The body unbound: vestibular-motor hallucinations and
    out-of-body experiences. Cortex. 2009 Feb;45(2):201-15. Epub 2008 Jun 5. PubMed
    PMID: 18621363.

1: Holden KJ, French CC. Alien abduction experiences: Some clues from
neuropsychology and neuropsychiatry. Cogn Neuropsychiatry. 2002 Aug;7(3):163-78.
PubMed PMID: 16571535.

About rodveras

I'm a biologist and science writer who loves philosophy and sciences.
This entry was posted in Ciência. Bookmark the permalink.

2 Responses to Paralisia do sono: Uma perspectiva neurocientífica

  1. Pingback: A Neurologia das Experiências de Quase Morte | calmaria&tempestade's Blog

  2. Pingback: A motoserra de Occam e as experiências-de-quase-morte | calmaria&tempestade's Blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s